A Causa secreta Machado de Assis
Luciana Graciela Dias Roche
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA:
ANÁLISE DO CONTO
A CAUSA SECRETA
DE MACHADO DE ASSIS
CURITIBA
2010
Arnaud Le Carré
Luciana Graciela Dias Roche
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA:
ANÁLISE DO CONTO
A CAUSA SECRETA
DE MACHADO DE ASSIS
Trabalho de avaliação apresentado à disciplina de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II do Curso Técnico em Edificações da Universidade Tecnológica Federal do Paraná como parte dos requisitos para aprovação.
Orientador: Prof. Caio Augusto L. de Castro
CURITIBA
2010
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1
2 GENERALIDADES 2
3 CONHECENDO O ENREDO E OS PERSONAGENS 3
4 TEMA E LINGUAGEM 5
5 CONCLUSÃO 6 BIBLIOGRAFIA 7
1 INTRODUÇÃO
Machado de Assis foi o precursor do gênero conto na literatura nacional, o pioneiro na composição dessas histórias curtas que, segundo ele mesmo era “gênero difícil, a despeito de sua aparente facilidade”.
O presente trabalho tem por objetivo interpretar seu conto naturalista “A Causa Secreta”, onde o autor mostra um de seus melhores “desenhos psicológicos”, revela-nos a personalidade de um homem capaz de realizar boas ações desde que estas lhe permitam o exercício de seu prazer. Critica a caridade hipócrita e faz uma observação profunda sobre o lado obscuro dos seres humanos e de seus sentimentos.
2 GENERALIDADES
O título do conto faz pensar numa história envolvida em mistério e suspense. Intercala momentos de narração em terceira pessoa com momentos de diálogos diretos, os quais dão maior realidade à obra.
Classifica-se dentro da estética naturalista e fornece elementos para conhecimento da problemática humana, ligada à patologia social e aos aspectos mais repulsivos da vida.
A narrativa é centrada sob o