Engenharia Química
A Engenharia teve seu início por volta de sete milhões de anos atrás, ainda na era Paleolítica, quando devido às necessidades de caça e de alimentação carnívora surgiram as primeiras ferramentas, que eram feitas de pedras e tinham a finalidade de cortar os animais que eram capturados. Após esse período conseguiu-se o domínio do fogo, que se tornou fonte de luz e calor, possibilitando ao homem habitar em lugares diversificados, pois utilizando o fogo, poderia sobreviver ao frio e a escuridão.
Com o passar dos anos, começaram a produzir ferramentas mais bem elaboradas, mais eficientes, como lanças, arcos e flechas, com a finalidade de facilitar a caça e trazer aos habitantes melhores condições de alimentação. Foi também iniciado o cultivo de alimentos e a criação de animais, o que propiciou aos habitantes a fixação de moradia, pois estando os animais e alimentos próximos de onde habitavam não era necessário que procurassem muito longe, o que fez com que deixassem de serem nômades.
A fim de melhorar suas condições de vida, o homem que já dava início às primeiras comunidades, começou a se dedicar mais às descobertas e ao aprimoramento das técnicas já existentes. Tais descobertas deram lugar à utilização dos metais na fabricação de armas para caça e para que pudessem se defender, os primeiros metais utilizados foram o Cobre e o Estanho.
No decorrer do tempo as técnicas adquiridas eram aperfeiçoadas e transmitidas por gerações, até que cresceram e mudaram. Para tudo o que a técnica fosse capaz de abordar, criaram-se estruturas teóricas que pudessem analisar. Assim com o grande avanço científico e volume de conhecimento adquirido para ser aplicado a problemas práticos, teve origem o Engenheiro.
A partir daí, pôde-se dividir a engenharia em duas etapas:
Engenharia do