UMBU
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS VEGETAIS – DCV
ENGENHARIA FLORESTAL
TECNOLOGIA DE PRODUTOS NÃO MADEREIROS
DOCENTE: POMPEU PAES GUIMARÃES
PRODUTO FLORESTAL NÃO MADEREIRO: UMBU (Spondias tuberosa).
DISCENTES:
FRANCISCO RODOLFO DA SILVA BARRETO
NÁGILA RAQUEL FREIRE DE MEDEIROS
MOSSORÓ-RN,
JANEIRO/2015.
OBJETIVO
Expor informações sobre o Produto Florestal não Madeireiro- Umbú, desde características botânicas até informações sobre usos, colheita, transporte e beneficiamento do mesmo, além da importância econômica e ambiental envolvidas com a produção e comercialização, visto que informação sobre PFNM são escassos.
INTRODUÇÃO
O umbuzeiro (Spondias tuberosa Arr. Cam.) é uma frutífera adaptada às condições de estresse hídrico. Os frutos, colhidos de forma extrativista são a principal fonte de renda, em determinada época do ano, para milhares de famílias.
O umbuzeiro armazena bastante água, especialmente na raiz, que é uma qualidade necessária para sobrevivência nos longos períodos de seca no seu habitat natural, a Caatinga. A planta pode alcançar sete metros, tem tronco curto e copa em forma de guarda-chuva. O umbu é uma fruta de polpa suculenta, a árvore, quando adulta, vive em média 100 anos e pode armazenar até dois mil litros de água em suas raízes. O umbu destaca-se pelo aroma e pelo quanto pode ser consumido sem causar desconforto. Sua polpa tem ação energética e é rica em hidratos de carbono e vitaminas B e C.
As informações até hoje geradas para a cultura do umbuzeiro são poucas, mas podem contribuir para o desenvolvimento dessa frutífera e, com isso, gerar mais renda para as pessoas que usufruem direta ou indiretamente dessa planta.
INFORMAÇÕES BOTÂNICAS DO UMBU
Sistema radicular
Suas raízes superficiais exploram profundidades superiores a 1 m. Nas raízes, estão localizados os xilopódios, que são órgãos de reserva