umbu
Introdução
Diversas formas de aproveitamento do fruto do imbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda), tais como suco, doce, imbuzada, licor, xarope e geléias, demonstram o potencial que a espécie tem para contribuir com a melhoria da renda familiar da região semi-árida do Nordeste, de forma especial, com a sua industrialização caseira (Mendes, 1990).
A colheita do fruto do imbuzeiro, na época da safra, é uma das principais fontes de absorção de mão-de-obra e de renda dos pequenos agricultores.
A geléia do fruto do umbuzeiro é um concentrado composto de 1000 ml de água do cozimento dos frutos e 500 g de açúcar submetidos ao fogo, até que o conteúdo de sólidos solúveis alcance valores entre 65 a 70%. Esta concentração pode ser obtida após 45 minutos de cozimento. A geléia pode ser obtida de frutas inteiras ou em pedaços, da polpa ou do suco de frutas, adicionadas a partes de açúcar, água, ácidos e/ou pectina. A geléia de frutas é uma substância de consistência gelatinosa e translúcida.
Este trabalho teve como objetivo produzir geléia com frutos do imbuzeiro.
Material e Métodos
O trabalho foi realizado no período de janeiro a março de 2005. Foram colhidos os frutos no estádio de maturação do tipo imbu inchado (estágio entre o imbu verde e o maduro). Os frutos foram coletados em árvores de imbuzeiro localizadas na caatinga da Estação Experimental da Embrapa Semi-árido em Petrolina, PE.
Os frutos para