1ª Instrução Apr M
Nela, inicialmente nos foi apresentado quais são os S∴T∴P∴, que permitem aos Maçons o reconhecimento entre si. Após essa apresentação, o Ir∴M∴CC∴ nos conduziu ao altar do Ir∴2ºVig∴ onde o mesmo nos reconheceu pelo S∴T∴P∴ e, após isso, fomos conduzido ao altar do Ir∴1ºVig∴ para aprendermos como trabalhar na P∴B∴.
Após isso, nos foi apresentado os instrumentos e utensílios de Apr∴M∴ e quais são os seus significados simbólicos. São eles: A RÉGUA DE 24 POLEGADAS, O MAÇO e O CINZEL.
Nesse momento, procurei fazer um paralelo da simbologia empregada em cada instrumento com o modo como ele influenciaria a minha conduta e as minhas atitudes.
A RÉGUA DE 24 POLEGADAS nos ensina a otimizar as 24 horas que compõe um dia, dividindo-o equilibradamente para meditação, trabalho e descanso físico e espiritual. O MAÇO representa o poder e a força, nos ensinando que por mais que o coração conceba e o cérebro projete, se a mão não estiver preparada o trabalho não será executado. Já O CINZEL nos ajuda a moldar e dar formas regulares à P∴B∴, onde com exatidão e perseverança venceremos as dificuldades e desbastaremos com mais êxito a P∴B∴.
Analisando as simbologias desses instrumentos, é possível perceber que um complementa o outro e que por mais que cada um tenha uma função e um objetivo, o desbastar da P∴B∴ só será eficiente se utilizá-los em conjunto. A RÉGUA DE 24 POLEGADAS nos ajuda na organização, disciplina e equilíbrio, porém não adiantaria equilibrar as horas dos nossos dias e esquecer de usar esse tempo de meditação, trabalho e descanso para buscar o meu crescimento maior. Do mesmo modo, não adiantaria eu ter a vontade de mudar, saber o que tenho que mudar para crescer e não me organizar e tomar atitudes que de fato promoveria esse meu crescimento. Por isso, para crescer, entendo que seja necessário disciplina, equilíbrio e retidão (RÉGUA DE 24 POLEGADAS), a atitude/ação de mudar (MAÇO) e