Instrucao
deixando de ser profano , Um mundo novo se descortina.
A curiosidade e a vontade de entender a simbologia, a filosofia, a linguagem a ritualistica é grande.
A pergunta mais recidivante é: porque só agora fui iniciado?
Quanto tempo perdido no mundo profano.
Logo na primeira instrucao quando se pede a P.'.S.'., a linguagem é tão particular, que várias vezes pedi aos IIR.'. Apr.'. e M.'.M.'. Que me esclarecessem , e sempre fui muito acolhido e instruído .
Pela ordem natural , não é possível se polir uma pedra bruta, sem antes desbasta-la, remover as arestas e as asperezas do orgulho e da vaidade ... São muitas imperfeições .
Para isso os instrumentos dos Aprendizes que me foram apresentados são: a régua de 24 polegadas para apreciarmos às 24 horas do dia com critério, na meditação, no trabalho e no descanso físico e espiritual o maço significando que é preciso por em prática as criações do cérebro e coração e o cinzel mostrando a perseverança das nossas atitudes para chegarmos à perfeição.
Na primeira instrução de Aprendiz Maçom são passados os segredos deste grau.
São eles: S.'.P.'.T.'.
A forma correta de como ficar entre col.'. , Ereto e com os pés em esquadria, demonstrando a retidão de suas ações .
A letra Da coluna norte da porta do Templo de Salomão dá origem a P.'. (Força Moral), e como não sei L.'.N.'.E.'., o Ven.'. M.'. D.'. a P.'.L.'. e V.'. D.'. a S.'.
Existe também um P.'. sem.'. Que confirma a regularidade.
Recebo também a minha idade M.'., identidade M.'., Ritual e constituição .
Devidamente reconhecido pelo Ir.'. 2º Vig.'., sou conduzido ao Ir.'. 1º Vig.'. que me entrega o Malhete e com 3 pancadas começo a desbastar a P.'.B.'.