Instrução
2013
INTRODUÇÃO
Este guia tem como objetivo auxiliar os alunos do Curso de Ciências Contábeis no desempenho da disciplina de PI nos quatro últimos semestres do Curso.
A disciplina de PI se propõe a familiarizar o discente com a prática das organizações através de uma ação efetiva de aplicação dos diversos conhecimentos adquiridos ao longo dos semestres.
A estrutura de partes do Plano de Negócios apresentada neste documento não esgota ou determina o assunto sobre o modelo de Plano de Negócios. Por suas características intrínsecas é um “elemento” vivo, ou seja, sempre será objeto de análise, renovação e adaptação às necessidades de seu usuário.
2013.1
ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIOS
Nesse momento serão vistos os principais elementos da estrutura de um plano de negócios.
Capa
A capa é uma das partes mais importantes do plano de negócios, pois é a primeira coisa que é visualizada por quem lê, devendo, portanto ser feita de maneira limpa e com as informações necessárias e pertinentes.
Sumário
O sumário deve conter o título de cada parte do plano de negócios e a sua respectiva página.
Sumário executivo
O sumário executivo é a principal seção de um plano de negócios e deve expressar uma síntese do que será apresentado na sequencia, preparando e atraindo o leitor para uma leitura com mais atenção e interesse.
Deve conter todas as informações chaves do plano de negócios em não mais que duas páginas, no caso do plano completo, ou no máximo uma página, no caso do plano resumido. Os melhores planos de negócios são aqueles mais objetivos e seu sumário executivo deve estar em uma única página. Algumas informações são imprescindíveis em um sumário executivo, como: descrição da oportunidade identificada e uma breve descrição do negócio, retorno sobre o investimento, caminho estratégico escolhido, competência dos sócios, elementos de competitividade e necessidade de capital. Assim, no sumário executivo deve-se encontrar:
• Resumo dos