Uma pessoa, diversas personalidades
TÉCNICO EM EVENTO
UMA PESSOA, DIVERSAS PERSONALIDADES.
25/NOV
SAPUCAIA DO SUL, 2014
Sumário
INTRODUÇÃO
Transtornos mentais são disfunções no cérebro causadas em sua maioria por graves traumas. O transtorno que vamos procurar entender ao longo do trabalho será o transtorno dissociativo de identidade, que é o em qual a pessoa desenvolve uma ou mais personalidades. Seu diagnóstico é muito difícil e pode ser confundido com esquizofrenia. Segundo o “Manual de Diagnostico e estatística dos Distúrbios mentais” o transtorno dissociativo de identidade é:
A existência dentro de um indivíduo de duas ou mais personalidades distintas, cada qual dominante por período de tempo não determinado. A personalidade dominante é a que determina o comportamento do indivíduo. Cada personalidade individual é complexa e integrada a seu padrão de comportamento e relações sociais. (...) Geralmente a personagem original não tem conhecimento da existência das outras personalidades. (ONO, p.01)
O transtorno dissociativo de identidade é uma doença ligeiramente severa e conturbadora para o portador. Por isso, acreditamos ser necessária e importante a divulgação dela. Com a popularização da mesma será mais fácil o diagnóstico, assim, ajudando muitos pacientes o mais cedo possível.
Temos como objetivo deixar claro como funciona o distúrbio, o que o causa e a complexidade verídica que ele apresenta. Por meio dessa apresentação do tema, procuramos que atinja ás pessoas de modo a quando perceberem tais indícios do transtorno em amigos próximos, o diagnóstico seja apurado, antes que seja confundido com qualquer outra coisa.
Na pesquisa, iremos explicar a definição e apontar as possíveis causas. Será abordado, por exemplo, o porquê e como a personalidade dominante perde a consciência enquanto as outras personalidades falam