As diferenças de personalidade no ambiente de trabalho
INTRODUÇÃO 3
1. A PERSONALIDADE NO TRABALHO PARA SCHERMERHORN, HUNT E OSBORN 4
2. AS DIFERENTES PERSONALIDADES 5
3. PRINCIPAIS ATRIBUTOS DE PERSONALIDADE QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO 5
4.1. ALCANÇANDO A ADEQUAÇÃO DA PERSONALIDADE 7
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
É nosso objetivo ao longo deste trabalho desenvolver uma pesquisa sobre a personalidade, especificamente, sobre a personalidade no trabalho, principais atributos de personalidade que influenciam o comportamento e as diferentes personalidades, onde as informações foram extraídas de livros.
A personalidade é, neste trabalho, objeto de uma pesquisa sobre as diversas escolhas, métodos, interpretações, teorias e aprendizagens que o próprio homem, no seu todo, foi construindo ao longo dos tempos e que, de uma forma ou de outra, utiliza neste momento.
1. A PERSONALIDADE NO TRABALHO PARA SCHERMERHORN, HUNT E OSBORN
Ao analisar o comportamento humano nas organizações, foi estudado alguns elementos que influenciam no comportamento individual pessoal, tais como: demografia (sexo, idade, estado civil dentre outros), aptidão, habilidade, personalidade, valores e atitudes. Neste capítulo será abordado o fator da personalidade como diferencial das características de cada indivíduo no que diz respeito a comportamento individual dentro das organizações.
A personalidade é formada pela soma de dois fatores: hereditariedade e ambiente. Na hereditariedade, os traços da personalidade são formados através de características físicas, sexo e fatores da personalidade herdadas dos pais. Esses traços podem ser desenvolvidos até certo ponto. Já no ambiente, o indivíduo constrói sua personalidade através de agentes externos como fatores culturais, sociais e situacionais. A soma de ambos, resultam em características pessoais que diferem as pessoas umas das outras através de atitudes e pensamentos exteriorizados.
Existem cinco traços de personalidade mais estudados e