Teste CPS
Clarissa Venzon
Testes Psicológicos I
Psicologia / Matutino – 5º Período
CPS
Aluno(a):
Natal/RN
2014.1
INTRODUÇÃO
Esse trabalho irá discorrer sobre a Escala de Personalidade Comrey (CPS), um teste que avalia a constituição psicológica do indivíduo através de uma autodescrição por meio de afirmações, onde o sujeito deve julgar dentro de uma escala qual posição se identifica mais com ele. O trabalho irá abordar o modo de aplicação, finalidades e resultados desse teste.
DESCRIÇÃO DO TESTE
TIPO DO TESTE E OBJETIVO
O CPS é um teste que avalia a personalidade por meio da autodescrição do indivíduo em diversas afirmações de caráter distinto, identificando os principais fatores que constituem a personalidade do sujeito. É principalmente usado para auxiliar profissionais em diversas áreas, podendo fazer uma análise de personalidade, e assim auxiliando no encaminhamento de pessoas adequadas à determinada tarefa ou cargos; e pode ser utilizado em diversas situações, basta que a finalidade seja uma avaliação objetiva da personalidade.
MATERIAL
A versão revisada do CPS busca atender às diversas possibilidades de uso dos psicólogos e é composto pelo Manual, Exercício I (reutilizável), Folha de Resposta com instruções de correção (descartável), Folha de Laudo com Perfil Gráfico (descartável) e Exercício II (descartável).
PÚBLICO ALVO E CORREÇÃO
O teste CPS pode ser aplicado em qualquer adulto que tenha o 1º grau completo, e seu tempo de realização é livre. A correção pode ser feita por qualquer psicólogo treinado; todas as respostas que estiverem em branco ou com caligrafia ilegível devem ser preenchidas com o valor 4 (quatro); os valores de cada escala devem ser somados, tendo a escala V e R um cálculo distinto das demais. Os valores depois poderão ser analisados dentro de cada escala