Trabalho sobre densidade e umidade
Determinação do Teor de Umidade e Densidade Aparente em
Amostra de Madeira
X Salão de
Iniciação Científica
PUCRS
William S. Oliveira1, Rafael C. Abruzzi1, Jocarli Alencastro2, Berenice Dedavid2, Marçal Pires1-2
(orientador)
1
Faculdade de Química, PUCRS , 2PGETEMA, PUCRS
Introdução
Os postes de madeira têm um papel essencial para construção das linhas de transmissão e redes de distribuição de energia elétrica. Estender a vida útil dos postes em serviço é fundamental para reduzir os custos e melhorar a qualidade do serviço prestado pela companhia de energia elétrica AES Sul. O objetivo do presente trabalho foi realizar medidas de umidade e densidade de corpos de prova (CPs) de madeira seguindo as orientações da
NBR 7190, assim como, testes mecânicos que exigem o conhecimento do teor de umidade da madeira para serem válidos, pois a umidade interfere diretamente na resistência mecânica.
Metodologia
Para a determinação da umidade os CPs foram pesados e sofreram secagem em uma estufa com exaustão, a uma temperatura de 103ºC. O peso dos CPs foi medido a cada intervalo de 1h, até atingirem o equilíbrio (variação inferior a 5% em relação à última medida) que ocorreu após 6h de secagem. O teor de umidade em porcentagem é dado diferença entre o peso do CP úmido e o peso do CP seco divide pelo peso do CP seco multiplicado por cem.Por outro lado, o valor da densidade aparente de cada CP corresponde ao valor do peso úmido dividido pelo volume.
O teor de umidade in situ nos postes de eucalipto foi obtido com o aparelho (DL2000,
Digisystem), específico para medição de umidade em madeira. Este aparelho possui duas ponteiras metálicas que são cravadas na madeira, quando uma corrente elétrica fecha o circuito entre as ponteiras, o valor da umidade é determinado.
Para realização dos testes de compressão, umidade e densidade foram coletadas amostras de dois tipos: mourões de 2,5 m, com 4 anos em área de teste controlada e postes de 9 m,