Uma ferramenta de ensino para análise de tempos nas relações de trabalho
Resumo
O uso do tempo padrão como forma de analisar a capacidade produtiva de um sistema está inserido nos princípios e conceitos da Administração Científica, que visa aumentar os níveis de produtividade a partir da racionalização do trabalho. O ensino destes conceitos, seja em forma acadêmica ou treinamento empresarial, também pode estar alinhado a novas diretrizes. O computador na escola ou fora dela, como forma de aprendizado, busca desenvolver potencialidades do aluno e reforça o aprendizado da classe, estimula a curiosidade, incentiva a criatividade e a busca de descobertas. Este trabalho tem por objetivo desenvolver um software de caráter acadêmico, que seja baseado em conceitos de e-learning e que possibilite conduzir o usuário do sistema no processo do cálculo do tempo padrão, de forma interativa, auto-explicativa e didática por todas as etapas da determinação do mesmo. O usuário também pode contar com uma ferramenta para calcular um número de medições ideal, baseado em conceitos amostrais. O sistema aqui apresentado procura não só resolver problemas sobre tempo padrão, mas conduzir o usuário em todo o processo, desde fornecer orientações sobre a coleta até permitir a simulação de possíveis cenários.
Palavras-chave: Tempo Padrão; E-learning; Ensino de Engenharia.
1 Introdução
Este trabalho tem por objetivo desenvolver um software de caráter acadêmico, que seja baseado em conceitos de e-learning e que possibilite a realização do cálculo do tempo padrão, conduzindo o usuário de forma interativa, auto-explicativa e didática por todas as etapas da determinação do mesmo.
Este software é implementado utilizando uma ferramenta visual (Visual Basic 6.0) priorizando a simplicidade e a usabilidade, facilitando a interface com o usuário e proporcionando ao mesmo um ambiente agradável e consistente em todas as etapas do processo.
Como motivação para o