Direito
SOCIOLOGIA
Profª Elza
Avanzi, Márcia R. P. RA 928605-5
Miyazaki, M. Margareth M. RA 939813-9
Reffi, Débora RA 796576-1
Santos
2008
“Como as revoluções Industrial e Francesa perpetuaram mudanças significativas na sociedade”.
“De que forma elas contribuíram para o surgimento da sociologia e como a sociologia se relacionou com as novas mudanças?”.
As Revoluções Industrial e Francesa criaram o sistema capitalista, deixando para trás o modo de produção primitivo onde existe a divisão igual dos lucros e a sociedade só produz o que irá ser consumido, no capitalismo a produção vai além do consumo próprio porque passa a visar lucros e utiliza-se de ferramentas, dinheiro e a força de trabalho física e intelectual, nascem duas classes: o proletariado e a classe empresarial.
A classe trabalhadora era submetida à exploração por várias horas penosas de trabalho e salários de subsistência, mulheres e crianças eram os mais atingidos por serem mais dóceis e representarem mão de obra mais barata, este fator mais tarde gera assunto de estudo para Le Play que entende a sociedade como uma unidade familiar e não considera o indivíduo isolado como elemento fundamental para a compreensão da vida social, então para ele os papéis do homem e da mulher devem ser resgatados para que as famílias e a própria sociedade encontre equilíbrio.
Êxodo rural, miséria, epidemias, aumento da prostituição e da criminalidade marcou a Revolução Industrial e se repetiu na Revolução Francesa.
Estas revoluções mudaram a forma de organização da sociedade cada uma com suas características, mas praticamente tentando alcançar os mesmo objetivos, na França a revolução se deu porque 23 milhões de pessoas viviam à margem de assistência e queriam abolir radicalmente a antiga forma de sociedade onde os privilégios eram assegurados à minoritária classe dominante. Em 1798 a classe trabalhadora se mobilizou e a