quimica
A Química é uma disciplina que faz parte do programa curricular do ensino médio. A aprendizagem de Química deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada, para que estes possam julgar, com fundamentos, as informações adquiridas na mídia, na escola, com pessoas, etc. A partir daí, o aluno tomará sua decisão e dessa forma, interagirá com o mundo enquanto indivíduo e cidadão (PCN's. MEC/SEMTEC, 1999).
Uma das finalidades deste trabalho é analisar as reflexões sobre a aprendizagem, procurando identificar o modo como o uso de computadores favorece e motiva os alunos para a aprendizagem em química, caracterizando o papel das relações sociais e escolares nesta motivação e no processo educacional. O trabalho foi realizado com alunos das três séries do ensino médio da Escola Estadual Araribóia, situada na avenida José Numes de Miranda, no centro de Pancas – Es.
O uso de recursos digitais, assim como a aula prática é uma maneira eficiente de ensinar e melhorar o entendimento dos conteúdos de química, facilitando a aprendizagem. Os experimentos facilitam a compreensão da natureza da ciência e dos seus conceitos, auxiliam no desenvolvimento de atitudes científicas e no diagnóstico de concepções não-científicas, já a compreenção da estrutura atômica depende de uma visão mais detalhada, o que mostrado por divérsos softwares. Além disso, contribuem para despertar o interesse pela ciência.
Neste enfoque, buscou-se motivar os alunos a participarem das aulas práticas no laboratório de informática, tornando-as mais dinâmicas, proporcionando o desenvolvimento dos conteúdos, segundo os seus anseios e de uma forma mais significativa.
Nesta perspectiva, as contextualizações dos conteúdos são de extrema importância, como fator motivacional e para a construção do conhecimento de uma forma holística. Desta forma, os principais objetivos deste trabalho são:
Identificar