Uma bússola sociológica - resumo
Universidade de Brasília
Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária
Curso: Agronomia (Semestre: 1/2012)
Aluno: Bruno Oliveira de Carvalho (Matrícula: 11/0009568)
Disciplina: Sociologia do desenvolvimento rural
Professor: Danilo Nolasco
Uma Bússola Sociológica
O comportamento humano é ditado principalmente pelas relações sociais do mesmo, e a sociologia trata do estudo do comportamento humano em seu contexto de sociedade e interação com outros seres humanos, objetivando melhorar a vida das pessoas e adotar métodos científicos que comprovem suas ideias. A sociologia surge na época da Revolução Industrial, com proposições por parte dos sociólogos para superar os problemas gerados pela mesma com a ferramenta da análise sociológica do comportamento humano.
É prova que certas questões do homem, coisas e fatos que acontecem aparentemente “naturalmente” não podem ser explicadas só pelo sentimento ou mesmo pelas ciências naturais, mas sim pelo comportamento humano em sociedade e pelas relações que os seres humanos mantêm uns com os outros. A organização social abre certas portas e fecha outras na vida de cada um.
No final do século XIX, o sociólogo francês Émile Durkheim propões segundo suas teorias que o comportamento humano do suicídio poderia ser explicado facilmente pelas relações sociais do indivíduo, e é mais que um simples ato individual de desespero, o que fica provado quando Durkheim usa dados demográficos de suicídios e prevê números futuros que se concretizam de fato como havia dito. Durkheim prova que o suicídio não está ligado à desordem psicológica, mas sim ao grau de solidariedade social, algo a ver com o grau de compartilhamento de crenças e valores, provando ele este fato, através da análise do número de suicídios nas diferentes sociedades, religiões e entre os diferentes sexos, podendo afirmar então que quanto maior a possibilidade de laços sociais menor é a chance de suicídio, então mulheres se apegam mais a