Roma
2- A polêmica da origem de Roma * O mito da origem de Roma. Página 3. * O testemunho dos fatos. Página 3. * A Monarquia Romana Página 3.
3- A república Romana * Uma república aristocrática. Página 4. * Os conflitos entre patrícios e plebeus. Página 4. * A expansão militar romana. Página 4. * A crise social no fim da República e a reforma agrária dos irmãos Graco. Página 4.
4- O Nascimento de um império universal * O fim da República. Página 5. * A cultura no século de Augusto. Página 5. * Religiões, leituras e arquitetura romana. Página 5. * O poder do Imperador. Página 5.
5- Homens livres, escravos e cotidiano em Roma. * Quem tinha direito à cidadania. Página 6. * A escravidão na sociedade romana e o estoicismo. Página 6. * A cidade romana. Página 7. * A zona rural. Página 7. * A vida cotidiana. Página 7. * A política do “pão e circo”. Página 8.
6- O declínio do Império Romano. * Anarquia militar, invasões e guerra civil. Página 8. * O declínio da escravidão. Página 8. * A reforma de Diocleciano. Página 8. * Constantino e o Cristianismo. Página 9. * O cristianismo torna-se religião oficial. Página 9. * A perda da unidade territorial. Página 9. * O governo de Justiniano. Página 9.
7- Conclusão. Página 11.
8- Referências Bibliográficas. Página 12.
1- Introdução
Roma, atual capital da Itália, é o centro de onde emergiu um dos mais extensos impérios constituídos durante a Antiguidade. Fixada na porção central da Península Itálica, esta cidade foi criada no século VIII a.C. e contou com diferentes influências culturais e étnicas.
A maior herança deixada pelos romanos ao mundo moderno são a língua latina e as instituições romanas. O latim deu origem a línguas como o português, o espanhol, o francês, o italiano, o romeno e o catalão. Os códigos de direito moderno e as principais