Roma
No séc. III a.C. Roma dominava toda a Península Itálica, dominava ainda o Norte de África e parte da Península Ibérica;
No séc. II a.C. conquistou: Grécia, Macedónia, Ásia Menor, Síria e a Judeia;
No séc. I a.C. detinha o Egito e a Gália;
No séc. I e II: Britânia e a Dácia.
Reconhecer o caracter urbano da civilização romana?
A Civilização romana é essencialmente urbana, porque a cidade é o centro económico, político social, administrativo e cultural.
A urbe não é um simples conjunto de edifícios, mas uma associação destinada a satisfazer hábitos, necessidades e interesses comuns daqueles que a habitam.
Roma é o centro do poder e coração do império: tudo a ela está ligado por meio de estradas e pontes. Esta era o modelo a seguir e estendia o seu modo de organização a todo o império.
Referir as instituições governativas republicanas da Roma Antiga?
As instituições governamentais republicanas de Roma Antiga são as seguintes:
- O senado que era a assembleia dos notáveis, ou seja, dos cidadãos mais prestigiados; este administrava as províncias (regiões conquistadas pelos romanos), controlava o Tesouro e as Magistraturas e tomava decisões sobre a política externa da urbe.
- Os comícios eram a assembleia do povo romano e tinham como cargos eleger os magistrados e aprovar as leis.
- Os magistrados eram aqueles que defendiam os direitos dos cidadãos mais humildes de Roma (plebeus); eleitos pelos comícios detinham os poderes executivos, judiciais e militares; eram designados por um ano e seguiam uma carreira politico-ascendente (cursos honorum) até alcançarem o lugar mais desejado, o de Cônsul, que dava acesso ao Senado!
Explicar a importância assumida pelo imperador como elemento de coesão política do império?