Resumo Crítico - Plágio, pirataria e outros danos mais.
Resumo Crítico
RENK, Arlene. Plágio, pirataria e outros danos mais. In: DIMITRUK, Hilda B. (Org.). Cadernos metodológicos: diretrizes do trabalho científico. 8ª ed. rev. e ampl. Chapecó: Argos, 2012. p. 203 - 213.
Arlene Renk inicia o artigo chamando a atenção para o termo, Copyright ©, que significa: direitos autorais. Mesmo que não percebamos ele envolve todos os livros, artigos, filmes, etc. que vemos em nosso dia-a-dia, evidenciando que o conteúdo não pode ser copiado sem autorização prévia do autor.
Isso acontece porque ao se publicar os resultados de um trabalho científico no ambiente de instituições de tecnologia e ciência, estamos fazendo uma transmissão de conhecimento. Ocorre também com obras de cunho literário ou artístico, pois ao se elaborar qualquer coisa existe todo um trabalho e empenho por trás. Tudo isso envolve o direito patrimonial, onde os direitos da obra podem ser transferidos no todo ou em partes, e o direito moral, é a autoria que não pode ser transferida.
Coloca que é no âmbito universitário onde o conhecimento é construído, e não devemos nos apoderar do conhecimento de outras pessoas. Precisamos ter atitudes investigativas e criativas. Construímos essas habilidades nos primeiros semestres do curso e é a disciplina de Iniciação Científica que impulsiona esse instinto. A lisura acadêmica também é muito importante, devemos ser responsáveis, e ao usarmos uma produção alheia é preciso citá-la devidamente.
Os direitos autorais no Brasil são assegurados desde 1891 por constituição e por tratados internacionais. Quem se sentir prejudicado pelo plágio pode processar judicialmente o plagiador, que será sujeito à penalização.
Hoje em dia, temos muita liberdade e podemos ter acesso a muitas publicações, isso só é possível porque ao publicarmos alguma coisa assumimos a responsabilidade por aquilo expomos. As publicações são subsidiadas e só permitem o livre acesso se a fonte for citada,