Roma
A civilização etrusca surge durante a idade do Ferro na Itália no IX a.C. em diante, na costa mediterrânea entre o Arno e o Tibre; depois se expande até entrar em contato com as colônias gregas no norte da Itália.
Na Etrúria e na Grécia, existem muitas cidades-Estado, governadas usualmente por regimes aristocráticos e unidas em uma liga religiosa.
As principais cidades da época haviam sofrido grandes mudanças com o período grego. É atribuído aos etruscos a origem das regras para a planificação das cidades, que os romanos vão usar posteriormente: a Inauguratio (a consulta da vontade dos deuses antes de fundar uma cidade), a limitatio (a demarcação do perímetro externo e dos limites internos da cidade), a consacratio (o sacrifício Celebrado na cidade recém-fundada).
Surge Roma: uma pequena potência que cresce até dominar todo o mundo mediterrâneo. O enorme alargamento do território faz com que a cidade cresça mas não lhe tira o caráter original, apesar de se tornar a primeira cidade mundial.
Todos os moradores do império tinham cidadania Romana
A origem de Roma: Surgiu à beira do curso do rio Tibre. O curso do rio, depois de uma forte curva, diminui e se divide em dois ramos, deixando uma ilha no meio (a ilha Tiberiana), onde o rio pode ser atravessado com mais facilidade, e na margem esquerda há colinas que chegam perto das bordas com suas paredes íngremes. Os etruscos que ocupavam a outra margem têm interesse em manter livre a passagem. Assim, nesse ponto, se formam uma feira e um mercado, enquanto que nas colinas mais próximas nascem as primeiras aldeias fortificadas dominando a passagem do rio.
O há um único local onde há encostas íngremes e facilmente defensáveis e ao mesmo tempo oferece uma plataforma bastante espaçosa para construir uma aldeia.
O vale central entre as quatro regiões é secado escavando-se a Cloaca Máxima, e aqui se forma a área comercial, o Foro Romano. Ficam fora da cidade o Capitólio, que funciona como uma