Convivio social, respeito e educação
Tema: Convívio social, respeito e educação. O papel da educação no convívio social. A necessidade de aprender a ouvir e respeitar o outro. As regras de etiqueta e sua utilização. Etapas de aquisição e desenvolvimento de um comportamento socialmente eficaz.
Introdução: Este trabalho trata se essencialmente do convívio social, respeito e educação. A importância de saber ouvir e as regras de etiqueta social: suas características, regras e utilização adequadas.
Em primeiro lugar explicarei o real significado das palavras.
Convívio social é o contato com outras pessoas em espaço social comum (escola, trabalho, eventos sociais, etc.), envolve comunicação e relacionamento interpessoal.
Respeito é um sentimento positivo de estima por uma pessoa ou para uma entidade (como uma nação, uma religião, etc.) e também ações especificas e condutas representativas daquela estima.
Educação é um processo de atuação de uma comunidade sobre o desenvolvimento do indivíduo a fim de que ele possa atuar em uma sociedade pronta para a busca da aceitação dos objetivos coletivos.
Sabendo um pouco do conceito de cada palavra fica mais fácil entendermos como elas encaixam e nos ajudam a serem pessoas melhores. Viver em sociedade torna-se cada vez mais complicado devido às imensas diferenças entre os povos que, com o passar do tempo veem estas aumentando. Não só hoje, mas desde há muito tempo, a vida em sociedade apresenta dificuldades. Diferenças religiosas, econômicas, sociais, raciais, entre outras que dificultam o convívio social.
Podemos citar a educação, seja ela a oferecida pelos pais ou a oferecida pelo Estado, e o respeito e a educação como fatores decisivos que podem auxiliar e que são importantes para um melhor convívio entre as pessoas.
Uma coisa é óbvia: diferentes sociedades possuem diferentes valores, bem como diferentes culturas. Ou seja, como podemos ter um convívio social eficaz se temos sociedades tão distintas?
Um método