O desafio de conviver com as diferenças
O DESAFIO DE CONVIVER COM AS DIFERENÇAS
CURSISTAS:
TUTORA:
BAHIA
ABRIL/2013
RESUMO
Há uma grande dificuldade em se conviver com as diferenças sejam elas raciais, econômicas, culturais, religiosas ou físicas. Dessa forma, dificulta-se também o relacionamento humano, acentuando-se o preconceito, gerando a exclusão. É de extrema importância saber lidar com as diferenças como também é uma necessidade humana aceita-las para uma melhor convivência com o próximo. Dessa forma, espera-se com esse projeto que os educandos reflitam as atitudes que cada um deve ter na construção de um mundo mais justo com mais amor, compreensão e menos violência.
Este projeto apresenta como tema “O desafio de conviver com as diferenças”. Essa é uma tarefa bastante árdua, porém necessária, já que todos nascem livres e iguais em dignidade e direitos, segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Então será abordado como conviver, respeitar e aceitar as diferenças para que todos possam tornar-se verdadeiros seres humanos. Tem como público alvo: Ensino fundamental e médio.
Nenhum ser humano é uma ilha, precisa conviver com o outro. Então, se faz necessário a participação de todos os alunos da escola. É importante ressaltar que o jovem, nesse momento da vida está formando sua personalidade e mais tarde irá saber conviver e respeitar o próximo.
PALAVRAS-CHAVE: Diferenças, Respeito, Capacidade, Inclusão.
1. DESCRIÇÃO:
PARTICIPANTES:
Ensino fundamental e médio. Escolhemos este público por ser nesta fase da vida, onde começam os primeiros contatos com o mundo das diferenças. No ensino fundamental acontece o encontro do novo, a criança sai de casa e vai para seu primeiro contato social. No ensino médio o jovem ao sair do ensino fundamental, tem seu primeiro contato com o mundo onde ele passa a ser responsável por suas atitudes.
2. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO: 1ª momento |