Civismo
Introdução:
Civismo:
O termo civismo refere-se mais especificamente às atitudes e comportamento que no dia-a-dia manifestam diferentes cidadãos na defesa de certos valores e práticas assumidas como fundamentais para uma vida coletiva, visando preservar a sua harmonia e melhorar o bem estar de todos.
A Prefeitura de Carapicuíba , sob o comando do atual Prefeito Sr. Sergio Ribeiro, tem demonstrado grande preocupação sobre a volta do Civismo nas escolas de ensino básico, com programas de incentivo com projetos como o “ Segundo Tempo” que incentiva os alunos a estar mais próximo das escolas em disciplinas que não estão obrigatoriamente na grade curricular do ensino Básico , como a educação Moral e Cívica que estão esquecidas nas escolas , salvo em comemorações em âmbito Nacional como por exemplo: 7 de Setembro, Dia da Bandeira e etc.
Histórico:
Civil vem do latim civile, que designava o habitante da cidade civitate. Quando a humanidade se defrontou com o raciocínio, logo com a inteligência, e realmente teve a consciência do "Eu", houve a necessidade do respeito mútuo, do respeito ao outro. Começou então a codificação de civilidade, isto é, regras de convívio social que no início eram somente de respeito do inferior para com seu superior, hierárquico ou sexual, como nos animais irracionais.
O início dos códigos de ética:
Iniciou-se então a codificação de normas e regras de convívio social e de conduta, sendo impostas de modo empírico, pela tentativa e erro; os preceitos de civilidade, que eram passados de forma verbal, passaram a ser codificados e seguidos, pois o convívio em sociedade assim o exigiu. Sendo o ser humano um animal social, começou a haver de fato uma organização disciplinadora do grupo onde iniciou-se a separação do ser e do ter.
Desenvolvimento:
As relações humanas:
Com o aumento da complexidade das relações humanas, começou a haver quebras de conduta. Alguns queriam algo que pertencia a