Principio da contabilidade
“ O contador deverá, sempre, avaliar a influencia e a relevância da informação evidenciada ou negada pelo usuário à luz da relação custo-benefício, levando em conta aspectos internos do sistema contábil...”
É um dos princípios de muita discussão e que requer ao contabilista saber avaliar as necessidades da instituição onde ele esta e os objetivos dos dirigentes.
Como podemos observar por alguns autores como Sergio de Iudicibus no livro Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações que nos diz:
“Por outro lado , não se pode negar que a relevância das informações esta muito ligada ao grande design do sistema contábil de cada entidade particular. Diríamos, até, que sua configuração esta relacionada com as metas e politicas traçadas pela administração da entidade.”
Quanto a mensuração da relevância das informações sempre terá uma alta dose de julgamento e de bom senso por parte do contador, em cada situação.
Segundo o Professor Eliseu Martins também define a Relevância das informações como sendo uma ferramenta para evitar desperdícios de tempo e dinheiro, deve-se registrar na Contabilidade apenas eventos dignos de atenção e na ocasião oportuna. Por exemplo, sempre que os empregados do escritório se utilizam papéis e impressos da firma registra-se uma diminuição do Ativo da empresa, diminuição esta que poderia, teoricamente ser lançada nos registros contábeis à medida de sua ocorrência. Entretanto, isto não é feito, pela irrelevância da operação, e a despesa só é apurada no fim do período por diferença de estoque.
O julgamento quanto a relevância também se relaciona com qual informação devemos evidenciar, cuja exclusão dos relatórios publicados poderia levar a direção da empresa a tomar conclusões inadequadas sobre os resultados e as tendências da empresa.
Como podemos observar que esta é um principio dentro da contabilidade de muita percepção e julgamento do contador perante a que a instituição tem