Principios de contabilidade
TRABALHO
DE
CONTABILIDADE E CUSTOS
PRÍNCIPIOS DE CONTABILIDADE
Professora: Nome
Técnico em Contabilidade
Turma nº 00 – Módulo: 1/2011
PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE
À medida que a prática e a Ciência Contábil foram sendo organizadas e estruturadas, pesquisadores procuraram identificar e compilar quais os princípios que as orientavam, em especial a função de registrar todos os fatos que afetam o patrimônio de uma entidade. Os princípios contábeis ou contabilísticos tornaram-se regras que passaram a ser seguidas e aceitas por todos e hoje constituem a principal teoria que sustenta e fundamenta a Contabilidade.
Nos Estados Unidos, país que primeiro procurou compilar os princípios contábeis (conhecidos pela sigla US-GAAP's), eles foram vistos durante certo tempo como as premissas para um Sistema de Certificação e Avaliação. Posteriormente foi o conjunto de fatores que separaria a Contabilidade americana em duas vertentes: contabilidade financeira (na qual deveriam ser observados os princípios contábeis) e contabilidade gerencial (ramo em que os princípios poderiam não ser seguidos e que por isso poderia ser mais bem traduzida também como administração contábil).
No Brasil, desde que a Lei 6.404/76 o incluiu como matéria legislativa a ser observada pelos agentes do mercado de capitais, os princípios é objeto de regulamentação dos órgãos reguladores oficiais. O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) definiu uma primeira versão em 1981, seguida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que emitiu uma deliberação em 1986 (Deliberação 029/86), classificando-os em postulados, princípios propriamente ditos e convenções. Em 1993 a Resolução do CFC 750, ambas as entidades acordaram em declarar "Os Princípios da Contabilidade", o que não significa que são mais importantes do que os outros ou que existam somente os sete definidos pela norma profissional citada. Em 2008, a Deliberação 029/86 da CVM foi revogada pela Deliberação 539/08, que não mais os classifica