Princípios da contabilidade
Princípios Contábeis
Exclusão da Atualização Monetária
Pressupostos básicos
Aspectos Qualitativos
Essência sobre a forma
INTRODUÇÃO
Apenas em 1972 foi divulgada a expressão "Princípio da Contabilidade" pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) através da Resolução nº321/72, e pelo Banco Central do Brasil (BC), por meio da Circular nº179/72, mas sem uma definição do quê e quais seriam esses princípios. sendo com o tempo estudado e aperfeiçoado em 1981, o CFC divulgou a Resolução nº530 definindo então quais eram os "Princípios Fundamentais da Contabilidade" entretanto sem impacto no que já se aplicava por prevalecr nas demostrações o que estava de acordo com a legislação.
Em 1993, houve um grande avanço coma REsoluçãoonº750 emitido pelo CFC definindo enfim os 7 princípios da contabilidade: Entidade, continuidade,oportunidade, registro pelo valor original, competência, prudência e o hoje excluído Atualização Monetária. A Resolução nº1282 atualizou e firmou os princípios, excluindo Atualização Monetária como princípio.
Com a atual denominação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas a Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científicos e profissional de nosso país.
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
ENTIDADE
Reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação do patrimôio particular no universo doa patrimônios existentes...
É como o fator gerador , onde se inicia a essência da contabilidade desencadeando um universo de entendimento, teorias, princípios... A Resolução não lterou esse princípio, pois trata-se do pilar que sustenta nossa ciência, a entidade, o patrimônio e o estudo independente entre eles.
CONTINUIDADE
Pressupõe que a entidade continuará em operação no futuro e, portanto a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.