Ciência política e a sociologia
Raiza Bastos de Aquino
Universidade de Fortaleza, Curso Direito, Fortaleza-Ce
Palavras- chave: ciência política. Sociologia
RESUMO
O presente artigo visa em apresentar a ciência social, o seu início, a sociologia e seu surgimento e as funções da ciência política. Para uma análise das divergências entre a sociologia e a ciência política, tendo informações de ambas funções, campos de estudo e seus objetos de estudo.
INTRODUÇÃO
A sociologia surge no período da revolução industrial brasileira, por volta do século XVII, inspirada no pensamento iluminista corrente na época. O termo Sociologia foi criado por Augusto Comte (1798-1857), sendo considerado o pai da sociologia provavelmente o primeiro pensador moderno. Seu surgimento ocorreu a partir da necessidade de se realizar uma reflexão sobre as transformações, crises e antagonismos de classes, experimentados pela então nascente sociedade industrial. Tal forma de pensar se concretizou como positivismo, no qual a organização e reestruturação da sociedade,buscava a preservação e manutenção da nova ordem captalista.
Auguste Comte ,está, indissociavelmente, ligado ao positivismo, corrente filosófica que ele fundou com o objetivo de reorganizar o conhecimento humano e que teve grande influência no Brasil. Comte também é considerado o grande sistematizador da sociologia e que era possível planejar o desenvolvimento da sociedade e do indivíduo com critérios das ciências exatas e biológicas.
Saint- Simon, considerado o precursor do pensamento positivista e da sociologia em si, acreditava que o industrialismo trazia consigo a possibilidade de satisfazer as necessidades da população, e que a ordem e a paz , na nova sociedade, poderiam ser proporcionadas pelo progesso econômico. Marx, Durkheim e Weber retomaram as discussões sobre as sociedades do período industrial iniciada por Saint- Simon e Augusto Comte. Desenvolvendo um estudo de conhecimento sobre a sociedade, buscando a sua