Sociologia
“SISTEMA ECONÔMICO DE UMA NAÇÃO EM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO”
(4,0 pontos)
Breve Introdução
Um sistema econômico é o sistema de produção, distribuição e consumo de bens e serviços de uma economia. Alternativamente, é o conjunto de princípios e técnicas com os quais os problemas de economia são endereçados, tais como o problema da escassez com a alocação de recursos produtivos limitados.
O sistema econômico também é composto por pessoas, instituições e a sua relação com os recursos produtivos, como seja a convenção de propriedade. Exemplos atuais de sistemas econômicos incluem os sistemas capitalistas, sistemas socialistas, e economias mistas.
Na expectativa que todos consolidaram os conteúdos discutidos, exaustivamente, e aplicados nas aulas expositivas, o estudo de caso a seguir é outra medida de aprendizagem.
Estudo de Caso
Considerando a importância do sistema econômico, bem como o papel da relação entre necessidades humanas versus escassez, as linhas a seguir modelam um sistema econômico teórico qualquer, para discussão acadêmica.
A economia desse sistema tem como premissa o “assistencialismo1” devido a má distribuição de renda. Sendo assim, as categorias sociais dessa economia, contraditoriamente, não têm o mesmo acesso aos bens e serviços, impactando o processo destribuitivo da riqueza gerada.
As soluções impostas pelo governo, ou governos, atual, ou que antecederam e os que sucederão, são as mesmas, ou serão as mesmas, por conta da ineficiência produtiva do fator de produção “trabalho” que desacelara o crescimento econômico do produto interno bruto (PIB2), consequentemente as políticas voltadas ao desenvolvimento. Os diversos históricos sobre a produção dessa nação (país) exibe pouca valorização da mão de obra, sobretudo, o produto gerado desse exército de reserva. A economia é estéril, ou seja, não produz conhecimento que agregue valor ao produto resultante da produção econômica.
Objetivo da