Ergonomia e Segurança do Trabalho
Passo 1
Leitura da Evolução Histórica do Trabalho.
Passo 2
QUESTÕES
1 Quais os principais motivos da Ergonomia?
Resp.: Ergonomia deriva-se de duas palavras ERGOS (trabalho) e NOMOS (leis, normas, regras), portanto é uma ciência que pesquisa, estuda, desenvolve e aplica regras e normas a fim de organizar, otimizar o bem estar do ser humano e o desempenho global do sistema, tornando compatível com as características Físicas e Psíquicas do ser humano.
2 Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?
Resp.: Oficialmente a Ergonomia nasceu em 1949 derivada da II Guerra Mundial. Durante a guerra foram criados centenas de aviões, tanques, submarinos e armas tudo muito rapidamente, bem como sistemas de comunicação mais avançados e radares, porém estes equipamentos não estavam adaptados as características perceptivas daquele que os operavam, gerando assim erros, acidentes e até mesmo mortes.
3 Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem?
Resp.: Após a sua origem a Ergonomia vem crescendo cada vez mais, começando logo após a II Guerra Mundial diversos profissionais envolvidos em tais projetos reuniram-se na Inglaterra para trocar ideias sobre o assunto, na mesma época a marinha e a Força Aérea dos EUA montaram laboratórios de pesquisa sobre Ergonomia. Posteriormente com o programa Espacial e a Guerra Fria, a Ergonomia ganhou impressionante avanço junto a NASA, com o desenvolvimento tecnológico divulgado por esta, a Ergonomia rapidamente se disseminou pelas Industrias de todo America do Norte e Europa, está foi a 1ª fase da Ergonomia. Já a 2ª fase, a Ergonomia ampliou sua área de atuação, confundindo-se com outras ciências. A 3ª fase (época da década de 80), a Ergonomia começou a atuar com processo CONGNITIVO do ser humano. Por fim, nos dias de hoje, pesquisas estão sendo desenvolvidas em relação a PSICOPATOLOGIA DO TRABALHO e na ÁNALISE COLETIVA DO TRABALHO.
4 No