Ergonomia na Segurança do Trabalho
Palmas
2014
Greyciellen Cristina Nunes.
Helena Maria Iscold.
Joyce Santos Farias.
ERGONOMIA NA SEGURANÇA DO TRABALHO
Trabalho apresentado para a exposição da atuação da ergonomia na segurança do trabalho, realizado pelo curso superior de Engenharia Civil I, pelos alunos citados acima, a ser aplicado na disciplina de Ergonomia e Segurança do Trabalho, orientados pelo professor Rogério Olavo.
Palmas
2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho relata o estudo da ergonomia na segurança do trabalho, bem como seu histórico, evolução, aplicabilidade, riscos, condições, formas de atuação e exemplos de postos de trabalhos.
São constantes os estudos feitos a respeito da relação do homem com o ambiente de trabalho, o conforto ou mesmo horas de descanso. Ambos são de grande importância, mas, poucas pessoas prestam atenção nestes detalhes. A ergonomia vem justamente estudar estas medidas de conforto, a fim de produzir um melhor rendimento no trabalho, prevenir acidentes e proporcionar uma maior satisfação do trabalhador.
- Definição
Ergonomia é o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários a concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto e eficácia (Wisner – 1972). A ergonomia tem por objetivo adaptar o trabalho ao homem, bem como melhorar as condições de trabalho e as relações homem-máquina.
- Histórico
Em 1857, Jastrezebowisky publicou um artigo intitulado "ensaios de ergonomia ou ciência do trabalho". O tema é retomado quase cem anos depois, quando em 1949 um grupo de cientistas e pesquisadores se reúne, interessado em formalizar a existência desse novo ramo de aplicação interdisciplinar da ciência.
Em 1950, durante a segunda reunião deste grupo, foi proposto o neologismo