Ergonomia e Segurança no trabalho
Pode ser entendida como o conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do funcionário.
O quadro de segurança do trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe composta por técnico de segurança do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, médico do trabalho e engenheiro do trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de segurança e Medicina do Trabalho.
Os empregados da empresa constituem a CIPA – Comissão Interna de prevenção de Acidentes. Que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e promoção da saúde do trabalhador.
Ter uma equipe de segurança do trabalho é obrigatório, exigido por lei. Por outro lado,a Segurança do Trabalho faz com que a produtividade e a qualidade dos produtos aumentem, melhorando as relações humanas do trabalho.
Que é acidente de trabalho?0200000000000000000000000000000000000000000
Acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
O acidente de trabalho deve-se principalmente a duas causas:
I. Ato inseguro : É o ato praticado pelo homem, em geral consciente que está fazendo, é contra as normas de segurança. São exemplos de atos inseguros: subir em telhado sem cinto de segurança contra quedas, ligar tomadas de aparelhos elétricos com as mãos molhadas e dirigir a altas velocidades.
II. Condição Insegura: É a condição do ambiente de trabalho que oferece perigo e ou risco ao trabalhador. São exemplos de condições inseguras: instalação elétrica com fios desencapados, máquinas em estado precário de manutenção, andaime de obras de construção