Um toque de clássicos
SUSTENTÁVEL1
Rodrigo Machado Moreira – Mestre em Engenharia Agrícola, área de concentração Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável, Feagri/Unicamp e doutorando em Agroecologia, Sociologia e Desenvolvimento Rural Sustentável no Instituto de Sociologia e Estudos Campesinos na
Universidade de Córdoba - ES.
Maristela Simões do Carmo – Proja. Adjunta do Departamento de Gestão e Tecnologia
Agroindustrial, Setor de Economia e Sociologia Rural –FCA/UNESP, profa. participante da
Feagri/Unicamp.
Endereço: Rua José Barbosa de Barros, 2000 – Jd. Paraíso – Cep: 18610-510 – Botucatu/SP
Palavras-chave: agroecologia, agricultura sustentável, sustentabilidade e desenvolvimento rural
Introdução
Iniciamos este artigo realizando uma desconstrução do modelo convencional de agricultura e desenvolvimento, percorrendo os caminhos da concepção ecotecnocrática de sustentabilidade na definição do que seria sustentável, tanto para os países ricos como para aqueles empobrecidos pelo próprio desenvolvimento. Para então re-construir a concepção de desenvolvimento rural sustentável com enfoque agroecológico.
Em seguida fazemos um apanhado sobre as origens e evolução histórica do pensamento agroecológico, ressaltando as principais concepções teóricas que surgiram nos últimos trinta anos nas Américas e na Europa. Passamos então a identificar os elementos presentes nas bases epistemológicas e metodológicas da Agroecologia. Neste item encontramos o conceito de agroecossistema e os problemas energéticos enfrentados pela agricultura convencional, para então descrever a abordagem co-evolucionista da agroecologia e compreender em que bases metodológicas vêm se sustentando os agroecólogos.
Desenvolvimento
A desconstrução dos modelos convencionais de desenvolvimento e agricultura, seguida da
1
Artigo desenvolvido a partir da dissertação de mestrado do primeiro autor “Transição Agroecológica: conceitos, bases
sociais