Um toque de clássicos
Resumo: Introdução
(Um Toque de Clássicos)
A sociologia surgiu como saber científico em meados do século XIX na Europa, e para que se entenda melhor como isso aconteceu é necessário voltarmos o olhar para as mudanças que ocorreram no século XVI.
Ocorreram mudanças na economia, na política e na sociedade, tendo como base a modernidade europeia com as correntes de pensamento do racionalismo, o empirismo e o iluminismo.
Com a industrialização crescendo muito rápido, ocorreram algumas mudanças na sociedade tais como: na organização política, jurídica, no modo de se produzir e de como se comercializar e com essas mudanças ouve conflitos tanto ideológicos como políticos sem fim.
O capitalismo passou a dominar o modo de produção na Europa Ocidental causando um estrago nas estruturas sociais do antigo sistema tais como: os fundamentos de vida material como, as crenças e os princípios de moralidade causou ruinas na religião, no sistema jurídico e filosófico também.
O capitalismo foi um dos responsáveis pelo desaparecimento do antigo sistema tradicional, a Aristocracia, o Campesinato, as instituições do feudalismo, a servidão, propriedade como as organizações corporativas de artesanato e do comércio.
Na metade do século XVIII com a primeira revolução industrial, surge o proletariado, a pressão começa a surgir na política para uma maior participação, começam as mudanças na urbanização, às indústrias começam a se multiplicarem devido à demanda de pessoas que precisavam de trabalho para sobreviver.
Devido ao novo e degradante sistema, as famílias começaram a deixar suas casas e suas terras a procura de trabalho, pois os mesmos foram usurpados de tudo quanto possuíam pelos grandes proprietários de terras, baseando-se nas leis provavelmente injustas e também usaram da força (armas).
As cidades que foram recebendo este contingente não tinham estruturas necessárias para tamanha aglomeração e devido a esta massa humana, as cidades