Um toque de Clássicos
Na introdução, o autor expõe brevemente sobre a complexidade da obra de Marx equal impacto que ela teve no mundo. Ele cita, por exemplo, que para muitas pessoas a sociologia pós-Marx é um embate entre a corroboração e negação dos assuntos abordados por ele. E assim ele prepararo leitor para a exposição dos conceitos abordados por Marx.
Após o capítulo “Introdução”, vem o capítulo: “Dialética e Materialismo”. Nesse capítulo, o autor mostra como Marx rompeu com o conceitode dialética de Georg Wilheim Friedrich Hegel (1770-1831) e o conceito de materialismo de Ludwig Feuerbach (1804-1872), conceituando de maneira inovadora o que é chamado de materialismo dialético. Aocontrário de Hegel, que via nas idéias o propulsor do mundo, Marx via nas condições materiais o fundamento das transformações das coisas.
No terceiro capítulo “Necessidades: Produção e Reprodução”,o autor fala sobre as necessidades dos homens para Marx e como eles satisfazem essas necessidades através da produção. Para Marx, ao contrário dos animas que produzem apenas o que é necessário, oshomens produzem mais do que o necessário, “o homem cria também segundo as leis da beleza”. Além disso, ao produzir para sua sobrevivência, o homem organiza-se socialmente e, consequentemente,