Um toque de Clássicos
“Um toque de Clássicos: Marx, Durkheim e Weber” é um livro, que discute e analisa, de forma clara, o vasto e complexo legado literário deixado por esses três pensadores. São considerados como os fundadores do método sociológico. Aliás, se esse ramo do conhecimento pudesse ser simbolicamente representado por uma figura geométrica, certamente o triângulo seria o escolhido. E, sem dúvidas, cada um dos “grandes clássicos” contribuiria para a formação de cada um dos três lados.
O livro é basicamente dividido em quatro grandes capítulos, acrescidos, ao final, de um apêndice, no qual a autora expõe em ordem cronológica os principais fatos e acontecimentos que marcaram as atribuladas vidas de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber.
No primeiro capítulo apresenta os movimentos políticos, sociais, econômicos e culturais que antecederam a produção bibliográfica dos três clássicos. etapa é feita uma breve análise das obras mais marcantes dos antecessores da Sociologia.
No segundo capítulo, inicia-se propriamente à análise da obra do primeiro grande clássico da Sociologia, o alemão Karl Marx. São discutidas suas principais influências e parcerias, como Hegel e Engels, indispensáveis à evolução do pensamento marxiano e a luta de classes.
No terceiro capítulo seguinte é dedicado ao francês Émile Durkheim, primeiro professor universitário de Sociologia, considerado por muitos como o verdadeiro “pai” desse ramo do conhecimento científico.
No quarto capitulo, introduzem no pensamento weberiano, descrevendo de modo ímpar suas teorias sobre relação social, poder e dominação. Merecem destaque as reflexões a respeito da Sociologia da Religião.
É de suma importância afirmar que Karl Marx, Émile Durkheim, e Max Weber e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados, se consolidando como disciplina acadêmica e ciência. Surgiu para compreender as novas formas de sociedade, suas organizações e estruturas.
QUINTANERO, Tânia