Tecnicas de negociações
1-Dar alguns exemplos de negociação que você já se envolveu na sua vida pessoal. Citar pelo menos um exemplo de: Negociação com familiares (pais, cônjuge, filhos ou irmãos); negociação com amigos; negociação sobre uma viagem ou estudo ou outra questão pessoal. Você obteve sucesso nessas negociações? Se não, o que falhou?
Negocio a cada 30 dias com minha mãe para vir de viagem para me visitar, programo o dia com ela e agendamos os compromissos para os dois poderem estar juntos.
Negociei com meu irmão a venda de um Playstation.
2. Você considera ser mais fácil ou ser mais difícil ter que negociar com pessoas da família e bem próximas a você? Exemplo: Ter que negociar algum assunto importante com o cônjuge, com os filhos, com os pais ou com algum amigo íntimo (seja uma viagem, uma aquisição, definir alguma prioridade doméstica, mudança no emprego ou de cidade etc.).
Deve ser mais fácil, pelo motivo, que na maioria são assuntos comuns as pessoas. E tornando-se algo favorável, onde todos têm a ganhar no final, normalmente.
3. O fato de ter intimidade e proximidade auxilia ou prejudica o processo de negociação? Se fosse negociar o mesmo assunto com alguém desconhecido, sua postura ou atitude seria diferente em algum aspecto? O que seria igual? Justificar suas respostas a cada questão.
Seria diferente, pois desconheço a cultura, seus princípios, suas atitudes, suas reações tornando mais difícil entender se estamos perto de uma negociação favorável ou negativa do assunto em questão.
4. Nas suas negociações em família, você sente que os dois lados ganham ou só um dos lados sempre sai vencedor? Com base no que você viu sobre a definição de negociação, o que está faltando em suas negociações pessoais para que a sua negociação sempre seja um processo de ganha-ganha?
Em minhas negociações em família