Um resumo do percurso do marketing brasileiro
O texto do autor Marcos Cobra fala sobre a evolução do Marketing. No início do texto, o autor relata que a palavra deriva do latim e que o marketing foi criado nos Estados Unidos na década de 1940, onde foi percebida a necessidade de sua criação.
O autor divide a história da evolução do Marketing em quatro eras: a era da produção, a era da venda, a era do marketing e a era do marketing digital. Até 1925, o foco era a produção. O produtor acreditava que se houvesse produto, todos seriam vendidos, não havendo preocupação com o cliente. Assim, gerou um acúmulo de produtos e consequentemente, a oferta ficou maior que a demanda. Esta foi a era da produção. A era da venda baseou-se no escoamento da produção excedente. Assim, iniciou-se uma preocupação com as vendas. Na era do marketing foi iniciada a preocupação em atender as necessidades dos clientes, afinal de contas os consumidores começaram a buscar produtos diferenciados. O foco era produzir aquilo que o cliente desejava, pois assim ele iria adquirir o produto. A última era, a era do marketing digital é a que estamos vivenciando agora. Tudo o que se possa imaginar, pode ser comprado na internet, gerando uma maior praticidade, conforto e satisfação aos clientes. As empresas, além de tentar conquistar novos clientes, tem como foco principal, fidelizar os clientes, já existentes.
Ao longo do texto, o autor aborda as escolas pioneiras que foram muito importantes, pois com os seus esforços, iniciou-se a valorização das pesquisas de mercado e das gerências de produtos.
Por último, o autor expõe as empresas que começaram a colocar em seus organogramas a função de gerente de produto e também relata que a propaganda brasileira é referência mundial e fonte do conhecimento mercadológico.