Atletico
Radiações não ionizantes são radiações de freqüência igual ou menor que a da luz , geralmente a faixa de freqüência mais baixa do UV, e considerada não ionizante ainda que ela e ate mesmo a luz pode ionizar alguns átomos. Radiações não ionizantes possuem baixa energia. De fato, radiações não ionizantes estão sempre a nossa volta. Ondas eletromagnéticas como a luz, calor e ondas de rádio são formas comuns de radiações não ionizantes. Sem radiações não ionizantes, nós não poderíamos apreciar um programa de TV em nossas casas e ativar o forno microondas, mais se tratando de segurança do trabalho ela se encaixa
As principais fontes de radiação não ionizante são:
a) Radiação ultravioleta, visível e infravermelha - radiação solar (responsável pela quase totalidade), aparelhos de soldadura por arco, lâmpadas (incandescentes, fluorescentes e de descarga), lasers
b) Micro-ondas de radio telecomunicações, aparelhos de fi sioterapia, fornos de aquecimento (alimentação, soldadura de plásticos, secagem de papel), fornos de indução, aparelhos de esterilização, etc.
Os principais efeitos biológicos nocivos são os seguintes: Efeitos cancerígenos na pele, resultantes em geral da exposição prolongada à luz solar (melanoma); Queimaduras cutâneas, de incidência e gravidade variável, conformem a pigmentação da pele (lasers); Fotossensibilização dos tecidos biológicos; Infl amação dos tecidos do globo ocular, em particular, da córnea e da conjuntiva (infravermelhos); Efeito indirecto de produção de ozono, a partir do oxigénio do ar.Este gás tóxico é detectável em baixas concentrações, devido ao seu cheiro característico.
As medidas de proteção consistem basicamente em redução do tempo de exposição e na protecção da pele e, em especial, dos olhos ,(com óculos adequados).
Aplicabilidade do Agente
Higiene ocupacional