um girassol na janela
É um rio especial, ainda muito bem preservado.
Em quase toda sua extensão de 1.700 km, o Guaporé pode ser considerado remoto.
Nasce nos descampados do alto da Chapada dos Parecis (MT), uma fina faixa de água azul que passa pela nova barragem UHE Guaporé e desce encachoeirado até Pontes e Lacerda.
Os municípios brasileiros que situados às margens do rio Guaporé pelo lado brasileiro são:
Pontes e Lacerda-MT
Vila Bela da Santíssima Trindade-MT
Comodoro-MT
Cabixi-RO
Alta Floresta D'Oeste - RO
Pimenteiras D’Oeste-RO
Costa Marques-RO
Guajará-Mirim-RO
Nova Mamoré-RO Situa-se junto a fo
.
Rio Guaporé
Rio Guaporé passando por Pontes e Lacerda, no Mato Grosso
Comprimento
1.749 km
Posição: 74
Nascente
Encontro dos Rios Moleque, Sepultura e Lagoazinha
Altitude da nascente
650 m
Foz
Rio Mamoré
País(es)
Brasil
RIO GUAPORÉ
O vale do Guaporé inunda as planícies na cheia, criando um belo pantanal no sul de Rondônia. Forma a fronteira com a Bolívia, onde se estende uma imensa floresta tropical, intocada. Em 2004, como também em 2006 e 2007, ao fazer o reconhecimento aéreo, tivemos a sensação de estar visitando um jardim secreto onde a natureza ainda vive em paz. Mesmo do ar, víamos os botos pulando!
órrego do Buriti, Pontes e Lacerda – MT
Condições da nacente do Córrego do Buriti O Córrego do Buriti já foi uns dos atrativos para a comunidade Ponteslacerdence, localizado na cidade de Pontes e Lacerda – Mato Grosso – já foi muito utilizado para banhos e pesca, tem esse nome devido a grande concentração da árvore Mauritia flexuosa - Buriti (Coqueiro –Buriti, Muruti ou Carandá-guaçu, o nome varia a região) espécie típica do cerrado e muito abundante na região, o córrego apresenta uma extensão aproximada a de 3 (três) km, nasce dentro da cidade e atravessa a área central do município e deságua no Rio Guaporé, hoje nas