girassol
Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: angiospérmicas
Clado: eudicotiledóneas
Ordem: Asterales
Família: Asteraceae
Género: Helianthus L.
Espécie: H. annuus
Nome binomial
Helianthus annuus
Tamanho:
Aproximadamente 30 cm de diâmetro e o caule pode atingir até 3 metros de altura.
Ultilização:
Dos seus frutos, popularmente chamados sementes, é extraído o óleo de girassol que é comestível, A semente também é usada na alimentação de pássaros em cativeiros além de ser uma das mais utilizadas na alimentação viva.
Apresentam:
Pólen: É o conjunto dos minúsculos grãos produzidos pelas flores das angiospermas (ou pelas pinhas masculinas das gimnospermas), que são os elementos reprodutores masculinos ou microgametófitos.
Sementes:
É o óvulo maduro e já fecundado das plantas gimnospermas ou angiospermas. É formada por: tegumento ou casca, embrião e endosperma (que o envolve).
História:
Os girassóis são plantas originárias da América do Norte cultivada pelos povos indígenas para alimentação, foram domesticadas por volta do ano 1000 a.C Francisco Pizarro encontrou diversos objetos incas e imagens moldadas em ouro que fazem referência aos girassóis como seu deus do Sol. O Girassol recebe esse nome porque sua flor acompanha a trajetória do sol, do nascente ao poente.
Mitos e crendices:
O girassol é uma flor simbólica que significa fama, sucesso, sorte e felicidade.Na Hungria, acredita-se que a semente do girassol cura infertilidade, e sementes colocadas na beira da janela, em uma casa onde exista uma mulher grávida, o filho será homem.
É caracterizada por possuir grandes inflorescências do tipo capítulo - com aproximadamente 30 cm de diâmetro - cujo caule pode atingir até 3 metros de altura e apresenta filotaxia 1 do tipo oposta cruzada, notável por "olhar" para o Sol, comportamento vegetal conhecido como heliotropismo.