O girassol e o crocodilo
Girassol
O Girassol é uma planta anual da família das Asteraceae. É caracterizada por possuir grandes flores do tipo capítulo - com aproximadamente 30 cm de diâmetro - cujo caule pode atingir até 3 metros de altura.
Os girassóis são plantas originárias da América do Norte e da América Central cultivada pelos povos indígenas para alimentação.
Mitos e crenças
O girassol é uma flor simbólica que significa fama, sucesso, sorte e felicidade.
Na Hungria, acredita-se que a semente do girassol cura infertilidade, e que sementes colocadas na beira da janela, numa casa onde exista uma mulher grávida dão origem a um rapaz.
Na Espanha, para se ter sorte são necessários onze girassóis.
Utilização
Dos seus frutos, popularmente chamados sementes, é extraído o óleo de girassol que é comestível.
A semente também é usada na alimentação de pássaros em cativeiro, além de ser uma das mais utilizadas na alimentação viva.
A sua flor é comercializada como flor de corte. Existem dois grupos de variedades importantes: uniflor com haste única e uma flor terminal; multiflor com flores menores que com ramos desde a base, estas são mais utilizadas na confecção de bouquet.
As suas folhas podem inibir o crescimento de plantas daninhas através do fenómeno alelopatia.
Crocodilo
Crocodilo é o nome comum a catorze espécies dos répteis da família crocodylidae.
O termo crocodilo também é usado, por vezes, para incluir todos os membros da ordem crocodylia: isto é, os jacarés, o gavial e os caimões.
Os crocodilos vivem nas Américas, África, Ásia e Austrália.
O único predador natural do crocodilo é o tigre, que raramente, se alimenta dele em determinadas áreas da Ásia.
O maior réptil hoje na face da terra é o crocodilo-de-água-salgada encontrado no norte da Austrália e ilhas do sudeste da Ásia.
Os crocodilos, depois das aves, são os parentes mais próximos dos dinossauros actualmente, apesar de não terem a mesma mobilidade