Um gestor lider e flexivel
Introdução
Apropriando-se às enormes mudanças que sacudiram a segunda metade do século XX, com uma evolução acelerada da sociedade em suas estruturas materiais, institucionais e formas de organização da convivência, modelos de família, de produção e distribuição, que têm reflexos na mudança inevitável das atuais formas de pensar, sentir e agir das novas gerações. Influenciadas pelas enormes mudanças dos meios de comunicação e tecnologia. O papel do Gestor diante destes contextos sociais deverá ser de uma visão global e abrangente do seu trabalho, agindo de uma forma articuladora de interesses e de interferências.
Desenvolvimento Tendo em vista a variedade de caminhos e a dificuldade de consenso, a gestão escolar se assenta sobre o desenvolvimento de fundamentação teórica -metodológica específica, sobre a visão global da problemática da educação e da escola, sobre a compreensão da experiência em desenvolvimento na área, buscando a liderança educacional, flexibilidade e autonomia, clima escolar, apoio da comunidade, processo-ensino-aprendizagem. Estas necessidades tornam-se marcantes devido ao fato das sociedades se transformarem, fazerem-se e desfazerem-se. As tecnologias mudam o trabalho, a comunicação, a vida cotidiana e mesmo o pensamento. De acordo com Perrenoud, indica alguns eixos para renovação escolar, tais como:
• Individualizar e diversificar os percursos de formação;
• Diferenciar a pedagogia;
• Desenvolver o trabalho em equipe docente e responsabilizar-se coletivamente pelos alunos;
• Recorrer aos métodos ativos;
• Educar para a cidadania, entre outros. E assim, o gestor diante a este contexto, conforme José Ernesto Bologna, diretor do Instituto Ethos de Desenvolvimento Humano e Organizacional, em São Paulo, deverá estar sempre alerta aos problemas de aprendizado para ajudar o professor a encontrar as melhores estratégias de ensino. Além de incentivar o