cabulas sociologia das organizações
Traços do Líder
O líder é alguém com capacidades como a inteligência, o carisma, o entusiasmo, a iniciativa e a auto-confiança.
Teorias da Contingência
De acordo com o modelo Contínuo Autocrático-Democrático, o líder tem dois grandes tipos de orientação comportamental: Orientação para a tarefa e Orientação para a relação. A primeira está ligada ao comportamento diretivo do desempenho da tarefa; o segundo está ligado ao relacionamento e manutenção do bom espírito do grupo.
Ao nível da decisão, o líder pode tomar dois caminhos: partilha de poder de decisão com os subordinados, permitindo que cada um dê a sua opinião; noutro caminho, o líder toma a decisão, comunica-a e espera que os subordinados a cumpram.
O modelo de Fieder afirma que a eficácia dos grupos depende da relação do líder com os subordinados, nomeadamente, as suas relações pessoais com os membros dos grupos; o grau de estruturação da tarefa atribuída; e, o poder e a autoridade.
Os líderes orientados para a tarefa são bem sucedidos em situações favoráveis como desfavoráveis, no entanto, os líderes virados para o relacionamento são bem sucedidos em situações intermédias.
Na teoria Situacional de Hersey-Blachand, não existe um único modo de influenciar pessoas, o estilo de liderança depende da maturidade das pessoas. Existem 2 tipos de comportamento: comportamento de tarefa, em que o líder diz à pessoa os propósitos de uma tarefa; e, Comportamento de relacionamento, em que um líder se preocupa em aproximar-se dos seus subordinados e dar-lhes apoio.
A liderança situacional está relacionada com a tarefa e a relação e divide-se em quatro estilos de liderança: Determinar (os papeis e tarefas dos subordinados); Persuadir (os liderados a adotarem comportamentos desejados); Compartilhar (a decisão entre líder e subordinados – líder é facilitador da comunicação), Delegar (a existência de um problema e deixa-lo à responsabilidade dos liderados).
A teoria da