Habilidades de liderança
A liderança é uma das habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho. O envolvimento dos funcionários e o bom desempenho das equipes dependem e muito do tipo de liderança que é exercida na organização. O sucesso das empresas também é determinado pelo ambiente de trabalho, pelos traços pessoais dos profissionais e principalmente pelo tipo de liderança utilizada na sua gestão. Uma pesquisa realizada pela consultoria Órion Partners (Inglaterra) concluiu que 24% dos profissionais acreditam que seus chefes possuem um estilo ruim de liderança. De um grupo de 2.000 pessoas, um quarto delas pontuou como pontos principais o estresse dos gestores, a falta de comunicação e empatia. Os funcionários se sentem ainda ameaçados e não recompensados, com isso, quem perde é a organização. Dentre tantas características descritas como fundamentais para um bom líder, destaco as seguintes:
Comunicação: O grande fator de diferenciação entre as pessoas é uma comunicação eficiente, clara, com uma mensagem simples e objetiva. No processo comunicativo, os líderes influenciam colaboradores na realização de suas tarefas na organização além de se comprometerem no alcance dos objetivos e metas traçados. Penso também que um líder deve ouvir mais do que falar. Se parássemos para observar os problemas organizacionais de muitas empresas nos dias atuais, iríamos ver a ineficácia da comunicação de suas lideranças.
Honestidade: Ter um líder desonesto pode ser um grande prejuízo para uma equipe devido à falta de credibilidade passada pelo mesmo perante o grupo. Pessoas são atraídas por boas pessoas. Quem não deseja ter como chefe uma pessoa que além de competente, seja honesta? Liderar com honestidade é garantia de sucesso e lealdade dos subordinados.
Delegação: Delegar é uma das melhores formas de desenvolver as competências da equipe e garantir que o trabalho seja realizado no tempo desejado. Outro benefício é que quando os profissionais se sentem responsáveis