LIDERANÇA: UM DOM OU UMA HABILIDADE?
SABRINA DE OLIVEIRA LUZ
VANDRISE RODRIGUES PEREIRA
PROJETO DE PESQUISA
PRÁTICA INTERDISCIPLNAR SUPERVISIONADA
(PIS)
LIDERANÇA: UM DOM OU UMA HABILIDADE?
PROF.ª MA.ROSELI SIMONE PINTO
CAXIAS DO SUL
2014
1. TEMA
A palavra liderança tem origem no termo em inglês leader, que significa líder. É a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos. A liderança pode surgir de forma natural, quando uma pessoa se destaca no papel de líder, sem possuir forçosamente um cargo de liderança; já a liderança formal é quando um líder é eleito por uma organização e passa a assumir um cargo de autoridade.
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Este estudo se restringe em analisar se a liderança é um dom, algo inato ou uma habilidade, o que se pode adquirir com o tempo.
1.2 JUSTIFICATIVA DO TEMA
A capacidade de influenciar as pessoas é uma das principais tarefas de um líder, no entanto, não é rara às vezes que se depara com pessoas que não estão prontas para ocupar essa função ou que não tenham o perfil necessário para tal. Nas gestões empresariais, o verdadeiro líder não é necessariamente aquela pessoa melhor em tudo, mas aquela que conhece um pouco de cada setor entendendo a importância de cada um, reconhecendo os potenciais de cada pessoa influenciando-as para que elas atinjam os resultados esperados.
Hunter (2004) diz que a liderança influencia as pessoas a trabalharem para um bem comum. Entende-se que um líder não deve fazer o papel de ditador, apenas comandando e exigindo metas a serem alcançadas. Outro equívoco é associar a imagem do líder ao perfil de um gerente, pois, na maioria das vezes, ele é escolhido ou apontado sem questionar se tem capacidade ou perfil para desempenhar a função que lhe foi atribuída; enquanto o líder carrega consigo - em sua essência - o poder de ser o diferencial entre os demais, já que deve ser o facilitador nas relações humanas, encabeçando os