Um Enigma uma Hipótese
Neste livro Tomasselo tem como objetivo desvendar, com base nas ciências cognitivas, as origens e aquisição do conhecimento Humano.
Ele começa com a intenção de desvendar um enigma que se tem do ponto de vista da evolução que é o de que, apenas 6 milhões de anos separaram o ser humano de outros grandes macacos.
Ele alega não ter havido tempo o suficiente para que os desenvolvimentos normais de evolução biológica, que envolvem variação genética e seleção natural ,criassem , uma por uma, todas habilidades cognitivas necessárias para que os homens modernos inventasse e conservassem complexas aptidões e tecnologias no uso de ferramentas, complexas formas de comunicação, representação simbólicas e complexas organizações e instituições sócias.
Outro fator importante, é que pesquisas atuais em paleoantropologia informam que apenas nos 2 últimos milhões de anos, que a linhagem humana deixou de apresentar apenas habilidades cognitivas típicas de grandes macacos e que apenas no último quarto de milhão de anos que surgiram os primeiros sinais contundentes de habilidades cognitivas únicas da espécie, com o Homo sapiens.
No sentido de desvendar o enigma, Tomasselo levanta a Hipótese, de que:“A cognição humana tem as qualidades únicas da espécie” e afirma que, é impossível explicar o rápido desenvolvimento do ser humano sem levarmos em consideração os aspectos abaixo:
• Fileogeneticamente, os seres humanos modernos desenvolveram a capacidade de “identificar-se” com seu co-espicíficos, o que levou a uma compreensão destes como seres mentais e intencionais, iguais a eles mesmos.
• Historicamente, isso favoreceu novas formas de aprendizagem, cultural e sociogênise, que levou a artefatos culturais e tradições comportamentais que acumularam informações ao longo do tempo histórico.
• Ontogeneticamente, as crianças