Antropologia
CURITIBA/PR
TEXTO: UM ENIGMA E UMA HIPOTESE
1º Período de Psicologia-Noite
Aluna: Liziane Marfa de Campos
Disciplina: Antropologia
Professora: Eva
Curitiba
2014
TEXTO: UM ENIGMA E UMA HIPÓTESE
Resumo:
Este texto tem objetivo de apresentar os elementos mostrados por Tomasello (2003) no primeiro capítulo da sua obra chamado: “Um enigma e uma hipótese”. Em seus estudos, o autor procura mostrar alguns elementos com o propósito de explicar como o ser humano adquire conhecimento, além de demonstrar que a cognição humana é característica somente sua.Para demonstrar isso ele elabora a hipótese onde mostra a importância das formas exclusivas que a espécie humana possui para transmitir o conhecimento, sendo ela capaz de permitir conhecimento cumulativo que acontece por meio da aprendizagem cultural, que se amplia de acordo com a evolução da espécie.
Palavras-Chave: Espécie, Cognição Humana, Evolução biológica.
1. INTRODUÇÃO
Os indivíduos da nova espécie do Homo sapiens possuíam cérebros grandes e era possível notar que tinham habilidades produtivas e processos normais da evolução biológica. Estes seres humanos teriam que inventar e conservar estas habilidades cognitivas necessárias para os humanos modernos.
A hipótese do autor seria o conjunto de habilidades cognitivas e produtos manifestados pelos homens modernos e o resultado de algum tipo de modo ou modos de transmissão cultural únicos da espécie, sendo que estes possuem qualidades únicas. Os seres humanos modernos desenvolvem a capacidade de identificar-se com os que são da mesma espécie e com isso favorecem as formas de aprendizado cultural e, sendo assim, as crianças humanas crescem no meio de tradições sociais e históricas.
O enigma básico é que apesar de não ter o tempo hábil para que os processos normais e da evolução biológica se criassem, estes seres