Máquina de Turim x Máquina Enigma
Disciplina:
Arquitetura de Computadores
Curso:
GEX – Gestão de TI
Instituição:
Universidade Anhembi Morumbi
Autor:
Júlio César Ferreira Costa
RA:
20278205
Publicação:
29/09/2012
Índice
1. Histórico sobre a máquina Enigma
A Enigma surgiu no início do século XX e sua primeira patente foi de Arthur Scherbius em 1918. denominada (Enigma modelo A) apresentada em 1923 em um Congressos da União Postal Internacional, tratava-se na época de um modelo parecido com uma máquina de escrever, e pesava aproximadamente 50 Kg.
Após esta surgiram outros modelos, até que em 1926 uma de suas versões foi adaptado ao uso militar pela marinha alemã que foram chamadas de Funkschlüssel C.
Em 1928 foi a vez de o exército alemão criar a sua versão a Enigma G, a partir desta o seu uso foi disseminado por toda organização nazista e militar alemã comandada por Adolf Hitler, que a utilizava para trocar mensagens cifradas entre seus agrupamentos militares. A marinha alemã a chamava de Enigma M.
.
Na mesma época os espanhóis (durante a guerra civil) e os italianos (durante a Segunda Guerra Mundial) utilizaram versões comerciais da máquina, inalteradas, para as suas comunicações militares. Isto ajudou os britânicos que puderam utilizar esta como base para a análise da criptografia utilizada pelos alemães a poder quebrar o código anos depois.
2. Funcionamento
A máquina Enigma consitia em um equipamento eletromecãnico que possuia em seu interior combinação de engrenagens interligadas, seu funcionamento básico consistia em entrar com uma letra qualquer a partir de um teclado, esta tecla acionava o conjunto de engrenagens que após completar seu ciclo apresentava uma outra letra na sua saída. Abaixo seguem algumas fotos que ilustram o seu funcionamento
Estas imagens são provenientes do Wikimedia Commons, um acervo de conteúdo