Resenha karpar houser
727 palavras
3 páginas
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA CURSO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃOINTRODUÇÃO AO TRABALHO CIENTÍFICO
Isadora C. Soares Oliveira
Resenha do Filme “O enigma de Kaspar Hauser”
Feira de Santana
2012
Isadora C. Soares de Oliveira
Resenha do Filme “O enigma de Kaspar Hauser”
Resenha apresentada à UNIFACS – Universidade Salvador, Campus Feira de Santana, enquanto avaliação parcial da disciplina Introdução ao Trabalho Científico, sob a orientação da Prof.ª Patrícia Fialho.
Feira de Santana 2012
Introdução
A partir de uma abordagem histórico-cultural, este trabalho analisa o percurso de desenvolvimento de Kaspar Hauser, um personagem real e enigmático que, quando encontrado em Nuremberg, em 1928, com supostamente 15 anos, não sabia falar, nem andar e não se comportava como humano. Até hoje o seu enigma persiste: apesar de muitas hipóteses e suspeitas, não se descobriu sua origem. Através do filme podemos fazer uma reflexão sobre o papel da cultura, o papel da linguagem em vários aspectos.
Apresentação de Idéias
O herdeiro saudável foi posto a pão e água em um calabouço, atendido por um homem cujo rosto ele nunca via. Passava seu tempo dormindo ou brincando com um cavalinho de pau. Quando Kaspar é retirado do cativeiro e mesmo muito tempo depois, já com a linguagem desenvolvida é possível perceber através de seu olhar atônito, o espanto, o estranhamento frente à paisagem, frente às pessoas e suas reações. A única exceção a princípio era a palavra cavalo que, para ele, tinha algum significado porque um cavalinho de madeira era sua única companhia no cativeiro. O vazio de significado que as frases têm para ele comprova ou demonstram de algum modo o que Habermas postulou a partir da virada lingüística e pragmática e refuta a idéia cartesiana sobre a apreensão mental do conhecimento e a desvinculação do homem em relação aos outros para chegar a esse fim.A vida de Kaspar mudou