Um dia na escola
A Engevix, em consórcio com as empresas Planservi Engenharia e Themag Engenharia, assinou contrato junto à Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S.A., em 30 de maio último, para a elaboração do projeto de engenharia e detalhamento executivo da ligação viária entre os municípios de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo. O valor do contrato é de R$ 33,6 milhões, com duração de 18 meses, tendo a Engevix o papel de empresa líder do consórcio, com 35% de participação
Para a travessia entre Santos e Guarujá, a Dersa efetuou estudos técnicos e econômicos em vários locais da região, levando em conta as diferentes alternativas como ponte, túnel convencional (escavado) ou túnel imerso. Concluiu-se que a solução em túnel imerso apresenta maiores vantagens para a obra planejada.
Inédita no Brasil, esta tecnologia de túnel imerso já é empregada em vários países, com registros de mais de 150 túneis em operação pelo mundo. A primeira construção de túnel imerso foi em 1910, para permitir a passagem da Ferrovia Central de Michigan (Michigan Central Railroad), sob o Rio Detroit, nos Estados Unidos.
Para o desenvolvimento do projeto de ligação Santos-Guarujá, o consórcio contará com a participação de consultores internacionais vindos da Holanda, Dinamarca e Suécia, países especializados em projetos de túneis imersos.
O túnel imerso a ser projetado possuirá cerca de 860 metros de comprimento e 10 metros de altura. Os estudos iniciais indicam que será construído com sete módulos de concreto armado pré-moldados de comprimento em torno de 127 metros e 35 metros de largura cada. O túnel projetado terá três faixas de tráfego por sentido e faixa exclusiva para pedestres e ciclistas. Esses módulos serão construídos em uma doca seca, transportados até o local de implantação, onde serão afundados em local devidamente tratado, e, finalmente, interconectados. Os módulos ficarão instalados a uma profundidade