um dia letivo na escola
Instituto de Ciências Humanas
Curso de História
Didática e pratica em ensino de História I e II
Relatório de estágio: “Um dia letivo na escola”
Aline Araújo de Oliveira e Silva
201028002
A minha observação foi realizada no dia 25-06-13, no colégio Instituto Estadual de Educação, no turno da tarde, na turma de sexto ano, 6B.
Aula de história:
O primeiro horário que assisti, já se tratava do segundo horário do dia no colégio, que foi justamente a aula de história com a professora que acompanho, Marinez.
A professora Marinez é nova no colégio, acabou de ser nomeada para dar aulas e pegou os sextos anos. A mesma chegou na escola a duas semanas, e pegou cinco turmas que antes estavam com o professor Tancredo, que já é professor da escola a muito tempo. Com relação a postura do docente, a professora, pelo que percebi, ainda esta muito insegura com a turma mas sua postura é de seriedade com seu trabalho, em função do fato de ser sua segunda aula ainda com esta turma, e a primeira aula que acompanhei na semana passada foi um pouco tensa, os alunos não a receberam bem. Percebi que sue método de dar aula é bastante tradicional.
A professora em diversos momentos tenta impor respeito, pede diversas vezes silêncio, mas a grande maioria ainda a vêem como uma estranha e não a respeitam. A reação dos alunos diante da mesma,é de falta de identificação, percebi que muitos fingem que não a ouvem, muitos nem sequer sabem seu nome. Os alunos reagem com mais tranqüilidade com relação ao tema proposto para a aula que foi Egito Antigo, uma vez que a professora se propôs a fazer uma revisão da matéria que já havia sido dado pelo outro professor, por isso senti uma grande facilidade no entendimento dos alunos com relação ao conhecimento. Se tratando das interlocuções e interações professor-aluno, a aula é uma aula expositiva, onde se trata de uma revisão (como já dito anteriormente), a professora passou a matéria no quadro, ainda não faz uso